Um encontro para abordar oportunidades, desafios e visão de futuro, além de cases de sucesso no setor alimentício. O III Meeting Empresarial, integrante da 4ª Jornada Técnica do Setor Alimentício (AlimentaAção), reuniu empresários e gestores nesta quarta-feira (27) no Clube Tiro e Caça.
Coordenado por Gilberto Soares, o evento foi aberto com a presença de representantes da Tecnovates. Cíntia Agostini e Alessandra Stroher apresentaram a estrutura que está à disposição das empresas para pesquisa e desenvolvimento de produtos. “Estamos preparados para atender qualquer demanda. Pode ser da ideia ao rótulo, ou só uma etapa, e independente do porte da organização”, destacou Cíntia. Elas ainda explanaram o programa estadual Startup Lab Vales, que tem foco na inovação aberta, promovendo a conexão entre grandes empresas e startups.
O impacto da Covid-19 na saúde e nos hábitos alimentares da população também esteve em foco, sendo abordado por Danilo Pompeu, da multinacional Innova Market Insights. Gerente de Inovação da Duas Rodas, Fernando de Jesus trouxe para o Meeting uma abordagem sobre a compreensão dos consumidores para definição de novidades nas linhas de produtos. Para ele, o indicado é as empresas não generalizarem classes sociais e gerações, evitando se concentrar em tendências e modismos. “A melhor forma de entender o consumidor é compreender as suas necessidades”, afirmou Jesus. A programação contou ainda com a participação do vice-presidente da Fiergs, Marcos Oderich, que tratou dos desafios das indústrias em cenários como pós-pandemia, ano eleitoral e a economia. O dirigente é da Conservas Oderich S/A, tradicional empresa gaúcha de alimentos com 114 anos, seis unidades no Brasil e com exportações para mais de 80 países.
Painel Promove Alimentos
A parte da tarde foi dedicada à apresentação de oito cases de empresas. A atividade organizada pelo Promove Alimentos teve o objetivo de compartilhar trajetórias e oportunizar a troca de experiências, evidenciando iniciativas empreendedoras e que servem de inspiração. Entre elas, destaque para a Vinícola Vivente, de Colinas; e a Tensei Indústria de Alimento Vegetal, de Farroupilha. Empresa do ramo de bebidas, a Vivente existe desde 2018 e produz vinhos naturais, sem uvas fermentadas e nenhum produto químico. Já está presente em mais de 150 restaurantes, como contou o empresário Micael Eckert, e está em constante trabalho de melhoria de processos e diferenciação por qualidade. Na propriedade também são cultivadas outras frutas, como amoras, framboesas e mirtilos, tudo sem adição de agrotóxicos.
Com foco na alimentação inclusiva, a Tensei fabrica alimentos 100% vegetal, sem alergênicos, sem transgênicos e com produção sustentável. Apostando num nicho de consumidores veganos em crescimento, Thiago Diniz explanou a caminhada até aqui, na qual o mix contempla itens como hambúrguer de brócolis e pinhão, empanado de quinoa com cenoura e beterraba e salsicha de feijão, girassol e funghi. Entre os próximos desafios, Diniz citou a expansão comercial e de faturamento superior a R$ 1 milhão neste ano, além de inserção de novidades como o camarão vegano e mais itens para o consumo infantil. Quiero Café, Agrocity Orgânicos, Chef Leon Pizzaria Delivery, Faba, Weecaps e Centro de Saúde Santé foram as outras organizações participantes do painel.
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