Num espaço integrado às palestras, o Salão do Expositor foi um dos grandes atrativos da 4ª Jornada Técnica do Setor Alimentício (AlimentaAção). O ambiente de negócios e aproximação entre fornecedores e fabricantes reúne 47 empresas, entre as quais marcas do Vale do Taquari e de várias partes do Brasil, como inúmeras multinacionais com sede em São Paulo. Durante os quatro dias de programação, a feira oportuniza a apresentação produtos, serviços e de novidades. Entre elas, a Reinegend de Teutônia; GNT Brasil de São Paulo; e Gramkow Solutions de Joinville (SC).
Com 21 anos de atuação, a Reinigend, de Teutônia, tem como carro-chefe a higienização industrial, especialmente no segmento de alimentos. De acordo com o sócio-diretor Renato Scheffler, a grande novidade apresentada no evento é um detergente de tecnologia própria, menos agressivo e prejudicial à natureza, que possui laudo de biodegrabilidade, o que ratifica que ele não gera impacto em equipamentos, pessoas ou meio ambiente. A participação na feira se deve à relação direta com o público-alvo e com o potencial do setor no Vale do Taquari. “Queremos mostrar a Reinigend para a região”, resume Scheffler.
Já a paulista GNT Brasil fabrica um concentrado de frutas e vegetais tão rico em cor que substitui o corante. São diversas opções de cores e que atendem diferentes tipos de produtos. “Você tem um produto de origem vegetal, que as pessoas entendem como natural. A palavra corante desaparece do rótulo porque ele não é um aditivo, é um ingrediente. Também não é alergênico, é vegano. Para todas essas perguntas que as pessoas têm hoje, a gente já tem a resposta”, explica o gerente geral Mario Slika. Segundo ele, a região de Lajeado é muito rica nessa área de alimentos: “Estar aqui facilita alcançar o mercado industrial que tem que estar atualizado em esse tipo de produto”.
Pela segunda vez na Jornada, a catarinense Gramkow Solutions exibiu como principal atrativo a mortadela plant based. O produto inovador tem cor, textura e sabor análogos à carne. “É uma novidade que desenvolvemos com um parceiro nosso. Oferecemos a flexibilidade de adaptar para o que o cliente quiser, para também não padronizar uma solução que vá ser replicada”. O lançamento se estende a salsichas, análogos de peixe, defumados, bacon e outros onde a empresa enxerga que há uma lacuna a ser ocupada. Segundo o coordenador de produto Gabriel Weinsberger, a empresa tem clientes no Brasil e exterior, tendo no mix também proteínas, xaropes, linhas de texturizantes e outras matérias-primas para indústrias alimentícias.
Comments